Os grupos políticos oposicionistas de Rio Tinto, em contato com o Portal Aristelson Silva, reafirmam pré-disposição de manter a unidade, até a indicação de um nome, dentre os quais, para a disputa eleitoral do próximo ano em enfrentamento à atual gestora Magna Gerbasi - PP.
Segundo afirmou uma fonte ligada ao grupo, o instituto de pesquisa eleitoral não seria a regra básica, bastando para isto um consenso, visto que cada um tem se esforçado no máximo na apresentação de seus nomes ao eleitorado.
José de Almeida Braga (ex-prefeito), Fernandes Naia (ex-Prefeito), Fabinho de Brizola (atual Vice-Prefeito), Luan Potiguara (Vereador e atual Presidente da Câmara) e Thiago Paiva (esposo da Deputada Daniele do Vale) estão na disputa interna com o compromisso de preservar o objetivo de derrotar a prefeita Magna Gerbasi - PP.
Fabinho de Brizola
Um recorte de um comentário de um membro das oposições faz referência ao atual Vice-Prefeito Fabinho de Brizola que, segundo disse, pode ser nome de consenso porque é filho da terra, e vem de uma trajetória política iniciada pelo pai Comerciante Brizola, e sua mãe Ex- prefeita Dudú de Brizola, e ele próprio por se encontrar em mandato eletivo depois de haver ocupado mandatos como vereador e Presidente da Câmara Municipal.
Thiago Paiva
Em outro recorte Thiago foi citado por ser nome novo e apresentado pela esposa Deputada Daniele do Vale, majoritária no município durante as eleições passadas. Uma eventual estratégia considerando a votação do segundo deputado mais votado em Rio Tinto (Chico Mendes), e que foi votado pela prefeita Magna Gerbasi, a fonte pediu vênia e que não fosse publicada.
Com dados que revelam um quadro de gestão municipal sem "operosidade", e com falhas em setores estratégicos, fato que gera reações de críticas por parte da população, os integrantes se mostram animados com números de consumo interno que prometem agitar os embates até as convenções e eleições do próximo ano.
Um dos membros ouvidos pelo Portal Aristelson Silva procurou avaliar de maneira positiva as ações de cada um dos postulantes, inclusive de Thiago Paiva que adota o nome político de Thiago do Vale, ancorado pela votação majoritária da esposa Daniele do Vale no município e ocupar generosos espaços na mídia.
Os pré- candidatos que foram ouvidos acreditam em reações da Prefeita Magna Gerbasi em buscar cooptar alguns destes apoios, até mesmo na composição de sua chapa à reeleição. Outro teria sido sondado por um interlocutor da gestão. Um outro acredita que não haverá desentendimentos na indicação do representante do grupo ao Republicanos, partido que se robustece e decidirá por meio de consenso um nome coeso para as próximas eleições.
Na coleta de dados de impressões pessoais, há uma unanimidade em que pese a qualidade baixa da gestão da prefeita Gerbasi, e que suas investidas terão a tendência de fragilizar o grupo.
"Temos muito chão até as eleições. Vamos aguardar e marchar unidos", disse um dos integrantes à reportagem, acrescentando que o fator determinante para o nome escolhido será o financeiro. " Quem tiver mais e estiver disposto a gastar para enfrentar a máquina da prefeitura, poderá levar", finalizou.
Por Aristelson Silva