ELEIÇÕES 2026 - João Azevêdo diz que disputa para o Senado é plano “A”, mas não tem pressa para decidir

 O governador da Paraíba, João Azevêdo, (PSB), afirmou, tarde desta terça-feira (18), que a disputa para o Senado Federal em 2026 é plano ‘A”, mas que não tem pressa decidir.

“ Política a partidária a gente discute todos os dias, mas o meu foco no momento é a política que o povo gosta, ou seja, todos os dias entregando ações e obras para a população paraibana e no final o povo irá decidir se eu mereço ou não disputar uma vaga para senador”, disse o governador durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade.

João Azevêdo destacou o foco agora é a gestão com a entrega nos próximos dias de R$ 478 milhões em obras que, segundo ele, vão beneficiar toda a Paraíba. “ O povo não está interessado nessa política pequena. O povo que saber de melhorias e investimentos e isso que estou fazendo”, disse o governador.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Ao lado de Lula e Tarcísio, Hugo Motta diz que o “povo não aguenta mais radicalismo”

 O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou, nesta quinta-feira (27), que o povo brasileiro “cansou de conflitos” e não quer mais radicalismo. A declaração foi feita em solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no lançamento da obra do Túnel Santos-Guarujá.

“O nosso povo cansou de conflitos, o nosso povo não quer mais radicalismo, o nosso povo não aguenta mais viver de uma tensão que só faz mal a nós mesmos. O povo brasileiro quer ver isso que está acontecendo aqui. Em Santos neste dia, se replicar por todo o país, porque ao final quem ganha é a nossa população. Quem ganha são as pessoas que mais precisam. Quem ganha com momentos como esse é o nosso país”, apelou Hugo.

O deputado federal pregou que o engajamento dos dois políticos de polos diferentes no evento é um “gesto de unidade” pela população de São Paulo e que são “desses gestos” que a política “precisa”.

“É desses gestos que nós precisamos na política. Nós temos aqui a união entre o governador Tarcísio e o presidente Lula para fazer essa grande obra. Nós precisamos sempre entender que existe um país e uma população que está acima de todos nós. E é por eles que nós devemos trabalhar. Quando há boa política quem sai ganhando é o Brasil”, declarou Motta.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Hugo Motta mostra firmeza, “enquadra” deputados e impõe autoridade

      Se a balbúrdia provocada por deputados federais bolsonaristas e lulistas no plenário da Câmara, em momento de ausência do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi um teste para colocar à prova a autoridade do parlamentar, pode-se dizer que o mais jovem presidente da história da Câmara foi aprovado “com louvor”. Alertado sobre o ambiente de bagunça reinante, ele retomou o comando dos trabalhos, solidarizou-se com a deputada que estava no exercício do posto e ameaçou cumprir à risca o regimento interno, com aplicação do Código de Ética, para punir quem quer que estivesse envolvido no “furdunço”. Bem ao seu estilo de nordestino lançou um repto aos que tentaram desafiar o comando da instituição, deixando claro que não é “um homem frouxo” nem se deixa levar por intimidações de quem quer que seja. Hugo Motta, além de mostrar firmeza, evidenciou que não será complacente com atitudes antiéticas e antidemocráticas.

         Em ocasiões anteriores, Hugo Motta já vinha dando pistas do seu estilo de ação e do seu próprio temperamento no trato das relações interpessoais. Revelou ao país a sua faceta focada no diálogo até a exaustão em torno de temas polêmicos como estratégia para extrair consensos ou concessões. Mas avisou que essa vocação para o diálogo não significava falta de pulso para tomar decisões, por mais graves que sejam, relacionadas ao bom funcionamento do Parlamento, com cuja integridade se comprometeu no seu discurso de posse em que fez um enunciado das prerrogativas do Poder e, também, das suas limitações na ordem democrática. O discurso de posse de Hugo Motta foi uma espécie de bússola, de “carta de navegação” para orientar seus passos na condução dos desafios que lhe aguardam. Foi dele esta avaliação: “Entendo esta Casa e este plenário como um gigantesco e poderoso oceano. E o presidente não comanda o mar, apenas conduz o barco”.

             Esse tipo de exegese aplica-se perfeitamente ao perfil do deputado do “Centrão”, que procura pautar sua vida parlamentar longe dos extremos ou radicalismos políticos e ideológicos que contaminaram o país nos últimos anos, a partir da polarização ensaiada entre bolsonaristas e lulistas, substituindo com agressividade o confronto que opôs, durante muito tempo, o Partido dos Trabalhadores (PT) ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Hugo, que já militou nos quadros do MDB, partido de grandes referências como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, aprendeu rapidamente as nuances ou sutilezas do jogo político, que se sustenta em avanços e recuos, uma dosagem que é proporcional aos decibéis dos embates ou à força dos argumentos das partes que se envolvem em porfia democrática. Para ele, o campo dos conflitos é o campo das ideias, com respeito às opiniões divergentes, possibilitando-se a polifonia de vozes de todas as correntes ou dos representantes de todas as tendências legalmente aptas a participar do jogo. Assim é a democracia.

Por Nonato Guedes

Prefeito Cícero Lucena nomeia vereadores e muda composição na Câmara de João Pessoa

 O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou a nomeação de vereadores e suplentes para quatro pastas – três delas ainda a serem criadas – , na tarde desta quinta-feira (20). A movimentação altera a composição na Câmara da Capital.

Os escolhidos são os vereadores Thiago Lucena (Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico), Marmuthe Cavalcanti (Desenvolvimento Urbano), Guga Pet (Cuidado e Proteção Animal) e o suplente Rinaldo Maranhão (Serviços Urbanos e Zeladoria).

Com a nomeação de Marmuthe, o terceiro suplente do Republicanos, Wamberto Ulisses, assume uma cadeira na Câmara Municipal, uma vez que a Capitã Rebeca também foi nomeada. Ela é a executiva da Segurança Pública.

Mikika, que é o primeiro suplente do partido, já havia assumido uma cadeira após a ida de Marcílio do HBE para a Semob-JP. Já Mo Lima (PP) assumirá a titularidade com a nomeação de Guga Pet. Outro que volta à Casa é Raoni Mendes (DC) com a saída de Thiago Lucena.

Todos os secretários e executivos foram exonerados em 7 de janeiro, por meio de um decreto, como parte da preparação para a nova equipe de governo que iniciou em janeiro deste ano. A exceção ficou para servidores em licença-maternidade ou auxílio-doença. Além disso, todos os ocupantes de cargos comissionados e funções de livre nomeação também foram exonerados.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

João Azevêdo destaca que candidatura ao Governo dependerá de quem estiver mais preparado

Durante visita a Campina Grande, na quarta-feira (19), o governador João Azevêdo (PSB) foi questionado sobre seu futuro político e a composição da chapa majoritária para as eleições de 2026. Perguntado se pretende deixar o mandato para disputar o Senado, o gestor confirmou sua pretensão de colocar o nome na disputa e ressaltou que as decisões sobre o pleito serão tomadas em conjunto com os partidos aliados.

João destacou que a escolha do nome que encabeçará a chapa também passará por esse crivo coletivo e levará em conta critérios como viabilidade eleitoral e desempenho nas pesquisas. “Quem estiver em melhores condições será o candidato”, afirmou o governador.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.